A prática de yoga para gestantes é adaptada ás necessidades e mudanças do corpo e mente da mãe durante a gravidez, trabalhando posturas (asanas), técnicas respiratórias (pranayama) e relaxamento. Ela possibilita focar e vivenciar de forma mais intensa e profunda a gestação, levando a mãe a interagir mais com o processo de mudanças que ocorrem com ela e ao seu redor, ajustando corpo e mente para esta nova fase de sua vida. Durante os nove meses, o bebê é um parceiro ativo da gestação e ele também recebe os benefícios da prática, aprendendo com os movimentos da mãe e com a variedade de experiências intra-uterinas que ela lhe proporciona.
Yoga melhora o fortalecimento muscular, equilíbrio, flexibilidade, tônus muscular, consciência corporal e também postural. Durante a gravidez, aumenta a circulação, reduz náuseas e ansiedade, ajuda no controle do apetite, alivia dores nas costas e elimina tensões e rigidez dos músculos e articulações deixando–os mais relaxados e soltos. Aumenta a consciência do corpo para a ação da gravidade, melhorando a distribuição do peso da mãe e bebê pelo corpo materno. A gravidade tem papel fundamental no posicionamento, descida e saída do bebê pelo canal vaginal.Os músculos do quadril e do assoalho pélvico são especialmente alongados e fortalecidos e tem papel importante na sustentação do peso do útero e do bebê sobre o quadril materno. O bom tônus muscular desta região reduz o risco de rasgos vaginais durante o parto e incontinência urinária pós-parto.
A respiração tem papel fundamental para o bem-estar do corpo e da mente, já que é através dela que muitas vezes expressamos nossas emoções e sentimentos. Durante a gestação a observação desta leva a uma maior capacidade e consciência respiratória, libera tensões físicas e emocionais trazendo mais atenção para si e para o bebê.. Permite à gestante vivenciar mais seus sentimentos, reduzindo a ansiedade, e estando mais presente e centrada no momento que está vivendo, construindo desde então um vínculo afetivo com seu bebê. O corpo e a mente vão absorvendo e registrando estas experiências corporais, mentais e emocionais através da prática regular. A praticante se sente energizada e disposta com o uso mais adequado do corpo e da respiração. Yoga trabalha o corpo de forma suave e sem estresse para o corpo, trazendo sensação de bem-estar e relaxamento.
As posturas muitas vezes se assemelham a posturas usadas durante o parto, ( cócoras, quatro apoios, de lado, etc ) e por isso ajudam na preparação para o parto natural também. Hoje já se sabe da importância e da relação que a postura da mãe no seu dia-a-dia tem com o posicionamento ideal do bebê para o parto natural. A má postura sentada ou em pé, junto à falta de atividade física dificulta que o bebê se posicione de maneira adequada dentro do útero materno e encaixe a cabeça no quadril para o parto.
A prática de yoga para gestantes pode ser iniciada á partir do 4º mês de gestação para a iniciante e praticada desde o início da gravidez por praticantes de yoga. As aulas são realizadas em grupo sendo aberta também para os pais/ acompanhantes. Além da prática, existe a troca de informações entre os integrantes do grupo e aulas teóricas sobre cuidados no pré-natal, as etapas da gestação e nascimento e cuidados para o período pós-parto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário